Casa Sustentável

Dicas Sustentáveis para a Casa

Saiba mais sobre o livro Reduza, Reutilize, Economize de Alexa Kaye, com dicas para um estilo de vida mais sustentável!

Publicado a 17/03/2022

O livro Reduza, Reutilize, Economize (edições IN), de Alexa Kaye, é um guia prático para um estilo de vida mais sustentável.

Ao longo das suas páginas vai encontrar dicas de limpeza e decoração, cuidados de beleza 100% naturais e inúmeras outras ideias para reduzir a sua pegada ecológica.

Neste artigo, partilhamos alguns das sugestões deste livro para ter uma casa sustentável. Confira
Dicas sustentáveis para a casa

Viver numa casa onde o compromisso com a sustentabilidade transparece a olhos vistos, não é tão difícil de conseguir como possa pensar.

Com algumas alterações no ambiente que o rodeia e nos gestos do dia a dia, estará a tornar a sua casa mais verde e a reduzir a sua pegada ecológica. O planeta agradece e a sua carteira também!

Aqui ficam algumas dicas.


Vasos Invulgares

Os cartões dos rolos de papel higiénico são vasos ideais para a cultura de sementes. Se pretender cultivar frutos dentro de casa, opte por variedades mais pequenas, pois terão uma maior probabilidade de amadurecer.


Como criar vasos de cartão:
  • Dobre uma das extremidades do rolo, para criar o fundo do recipiente.
  • Encha metade do rolo com composto e humedeça com água.
  • Antes de colocar as sementes no vaso, adicione um pouco de mistura para sementes.
  • Coloque as sementes no vaso, cubra-as com uma camada fina de terra e humedeça com água. Certifique-se de que coloca os vasos de cartão num recipiente impermeável, de base plana, para a água não escorrer para o parapeito da janela ou para o chão.
  • Por fim, escolha um local soalheiro para ajudar as sementes a germinar.

Plantas que pode cultivar em vasos de cartão: Alface romana, tomate-cereja, endro, framboesa, salsa, groselha e groselha-negra, sálvia, rúcula.

Além do cartão, reutilize criativamente outros objetos antigos que, de outra forma, poderiam ir parar a um aterro sanitário. Pode transformar qualquer tipo de recipiente num vaso decorativo.

Um par de botas antigo pode ser um lar acolhedor para as suas flores de primavera. Os pneus são vasos robustos para frutos e vegetais. Faça vasos suspensos a partir de capacetes ou até mesmo barbatanas antigas - o céu é o limite.
Mobiliário ecológico e sustentável

Já pensou em ter mobiliário ecológico e sustentável? Para escolher os móveis mais amigos do planeta e ter uma casa sustentável comece por:

  • Evitar comprar móveis fabricados com madeiras tropicais maciças ou com outras matérias não sustentáveis, exceto se forem em segunda mão.

  • Dê uma segunda oportunidade a artigos usados. Visite lojas de mobília em segunda mão, websites de leilões online, mercados de rua e vendas de garagem para ver se encontra algo que satisfaça as suas necessidades. Se estiver disposto a fazer uma pesquisa mais exaustiva, poderá encontrar artigos de grande valor e com pouco desgaste a metade do preço.

  • Compre móveis duradouros. Podem ser mais caros, mas encare-os como um investimento para a vida e como uma forma de dar o seu contributo para um futuro sustentável.

Além destas dicas, antes de substituir uma peça de mobiliário gasta ou danificada, pondere repará-la e restaurá-la. Pode ainda criar o seu próprio mobiliário, reutilizando materiais que aparentemente já têm um fim à vista. Deixamos-lhe esta sugestão:


Mobiliário de Paletes

O mobiliário construído com paletes tem feito cada vez mais furor. É frequente encontrarmos paletes (normalmente feitas a partir de madeira de pinheiro ou de carvalho) descartadas junto de superfícies comerciais e de contentores do lixo, prontas a seguir para um aterro.

No entanto, estes humildes, mas versáteis, produtos de madeira ainda têm muito para dar. Podem ser transformados em todo o tipo de mobília, desde uma garrafeira ou uma sapateira, a um sofá de três lugares. Ou uma mesa de centro moderna com rodas que pode construir em apenas um dia!
Casa sustentável e a brilhar

Não precisa de comprar limpa‑pratas caros. Para deixar as suas pratas a reluzir, esfregue‑as com casca de banana.

Devolva a antiga glória à sua chávena de chá favorita, esfregando as manchas mais difíceis com sal. Enxague, sorria e prepare a chaleira para servir uma infusão.

Para sapatos de couro como novos, esfregue a superfície com polpa de batata crua. Puxe o lustro com um pano até os sapatos ficarem a reluzir.

E se tiver roupa que já não consegue aproveitar, corte-a e faça panos para lavar ou limpar superfícies ou até mesmo para limpar o carro.


Tingimento com materiais naturais

Não há nada mais sublime do que as cores da natureza, e o tingimento natural é uma das formas mais empolgantes de captar estas cores. Além disso, é uma forma barata e divertida de dar uma nova vida às peças de roupa de que já se fartou.

Os tecidos naturais — como o algodão, a lã e a seda — são os mais indicados para o tingimento, pois preservam a cor durante mais tempo. Pode criar tintas naturais praticamente a partir de qualquer coisa, desde cascas de cebola, a folhas de couve, bagas, cascas de árvores ou materiais de forragem.

O tingimento natural tem um caráter deliciosamente imprevisível, e o resultado final tende a surpreender-nos — as cascas de cebola, por exemplo, produzem um tom rosado e a couve-roxa um tom azul-escuro.


Diga não ao desperdício alimentar

Rentabilize ao máximo as sobras. Por exemplo, pode aproveitar a carcaça de um frango assado para fazer um caldo de carne ou uma sopa deliciosa.

A par disso, faça um registo de todos os alimentos e bebidas que deita fora ao longo de um mês. É provável que encontre um padrão no tipo de alimentos que desperdiça, como, por exemplo, saladas, pão, refeições que comprou em promoção e que pareciam ter uma boa relação qualidade-preço, mas que, na verdade, não quer comer, determinadas frutas que acabam por apodrecer… Se não gosta de algo, simplesmente não compre!


Como armazenar tubérculos

  • Se tiver um telheiro ou uma garagem, arranje uma cómoda antiga numa sucata e utilize-a para armazenar os seus tubérculos.
  • Espalhe uma camada de areia na base de cada gaveta e coloque uma camada de tubérculos por cima.
  • Cubra os tubérculos com areia e adicione outra camada por cima, até encher a gaveta.
  • Coloque etiquetas com nome e com data nas gavetas.
Separe corretamente o lixo

Reciclar os materiais possibilita dar-lhes uma nova vida e diminuir o consumo de recursos naturais, preservando assim o meio ambiente.

Mais de metade do lixo que produzimos em casa pode ser reciclado, evitando assim a sua deposição final em aterros ou a sua incineração. Por isso, já sabe:
  • Embalagens de plástico e metal: ecoponto amarelo;
  • Embalagens de papel e cartão: ecoponto azul;
  • Embalagens de vidro: ecoponto verde;
  • Resíduos orgânicos: caixotes de lixo em geral.

Sabia que...
  • Os espelhos não podem ser reciclados?
  • Não deve colocar cristal e cerâmica no ecoponto verde?
  • Não deve colocar canetas no ecoponto amarelo?
  • Não deve colocar talheres de plástico no ecoponto amarelo?
  • Não deve colocar lâmpadas no ecoponto verde?

Reutilize!

Os recipientes da comida take away feitos de folha de alumínio podem ser lavados e reutilizados para guardar sobras. Já os frascos de doce e de maionese podem ser lavados e reutilizados para guardar legumes secos, café em grão, especiarias e folhas de chá soltas.

Também as caixas de gelado podem ser lavadas e usadas para armazenar bolos, biscoitos e tortas. Já as embalagens de manteiga ou margarina limpas podem ser utilizadas para armazenar molhos.

Utilize o verso das folhas usadas para rascunho ou apontamentos e reutilize garrafas e garrafões o máximo de vezes possível.

Com tampinhas de garrafas pet é possível fazer o seu próprio jogo de damas, por exemplo. Basta reunir tampas suficientes de duas cores diferentes ou então pintá-las de duas cores diferentes. Só tem de usar a sua imaginação.


Faça compostagem

Sabe que o lixo que não pode ser reciclado também pode ser reaproveitado? O que acha de fazer o adubo para sua horta caseira com o lixo orgânico da sua casa?

Restos de fruta e hortaliças, borras de café, folhas mortas do jardim, podem ser transformados num adubo/composto cheio de nutrientes para fortalecer os seus vegetais.
Poupe na eletricidade

Poupar na luz não é apenas um objetivo vago, é uma realidade que pode fazer a diferença para a sua carteira e para o meio ambiente. Veja como.

  • Apague sempre as luzes ao sair de cada divisão da casa.

  • Aproveite a luz natural, deixando as janelas abertas e usando cortinados claros.

  • Sempre que possível, troque a máquina de secar roupa pelo estendal ao ar livre.

  • Desligues os equipamentos da corrente para não ficarem a consumir em standby: use extensões com interruptor, por exemplo.

  • Opte por iluminação orientada para o que está a fazer em vez de iluminar toda a divisão.

  • Aposte num ar condicionado eficiente. Consome menos do que os aquecedores elétricos no inverno ou ventoinhas potentes no verão.

  • Reforce o isolamento das janelas e portas para impedir que o calor saia durante a noite. No verão, mantenha os estores fechados durante as horas de maior calor para evitar ligar o ar condicionado por muito tempo.

  • Substitua a iluminação da sua casa por lâmpadas LED, pois consomem muito menos do que quaisquer outras e também duram bastante mais. A diferença de preço (são de facto mais caras) é compensada em menos de um ano. Além disso, não contêm mercúrio, dado que este é um metal nocivo para a saúde e para o ambiente. Sempre a somar para poupar o ambiente!

  • Pondere instalar sensores de presença na garagem, nos corredores e em espaços que não exijam iluminação constante. Dessa forma, a luz só ficará acesa quando alguém estiver no ambiente, desligando-se de seguida.
Reduza o consumo de água

Já sabe que a redução do consumo de água é de extrema importância para o bem-estar do nosso planeta. E pode fazê-lo de tantas formas…

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

  • Tome banhos curtos e mantenha o chuveiro fechado enquanto se ensaboa.

  • Tenha um recipiente na banheira para aproveitar a água fria que sai antes do aquecimento. Pode depois usá-la para regar as plantas, por exemplo.

  • Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça. Aqui também está a poupar na eletricidade.

  • Repare de imediato as torneiras que perdem água quando fechadas.

  • Se lavar a louça à mão, não o faça com a torneira aberta.

  • Opte por autoclismos com dispositivos de dupla descarga, que permitem a poupança de água.

  • Coloque uma garrafa de 1,5 l cheia de água ou areia (bem fechada) dentro do autoclismo para diminuir o consumo de água em cada descarga.
Tenha uma horta em casa

Cultivar alimentos em casa voltou a estar na moda por vários motivos: é mais económico, são produtos orgânicos e sem pesticidas e é uma forma de evitar o desperdício alimentar.

Se não tiver um espaço exterior, tem várias outras opções ao seu dispor que pode colocar na varanda, no parapeito das janelas, na bancada da cozinha…

  • Vasos: são alternativas práticas com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

  • Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante, embalagens de leite, frascos de vidro. É uma opção barata, rápida e sustentável.

  • Floreiras: oferecem um bom espaço e são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.

  • Caixas de madeira: espaçosas e baratas, caixas de madeira e paletes podem ser boas escolhas.

  • Horta vertical: ideal para aproveitar espaços próximos de paredes. Pode ser feita com vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

Algumas plantas e frutos que pode cultivar em casa

Alface romana, tomate-cereja, endro, framboesa, salsa, groselha e groselha-negra, sálvia, rúcula, salsa, tomilho, manjericão, orégãos, coentros, alecrim, hortelã, cebolinho.