Como organizar a cozinha
Funcionalidade e pragmatismo. Para uma arrumação de cozinha exemplar tenha sempre estas duas palavras em mente e siga as dicas que deixamos abaixo.
1. Coloque os acessórios mais utilizados em locais de fácil acesso
Parece óbvio, mas nem toda a gente o faz. Na hora de cozinhar dá jeito ter as panelas, as colheres de pau e os temperos à mão. Já na hora de pôr a mesa, quererá ter por perto pratos, copos e talheres. Assim, estes itens que são mais utilizados devem estar em locais de fácil acesso.
2. Separe os acessórios por famílias
Cada coisa no seu lugar. Separe pratos, taças, copos, talheres, caixas de comida, temperos e outros ingredientes em diferentes armários e prateleiras. Assim, será mais fácil identificar onde está cada coisa. Se não dispõe de muito espaço, siga estas ideias para organizar despensas pequenas.
3. Guarde panelas e tampas no mesmo local
As panelas e tachos devem ser colocados num local de fácil acesso, de preferência junto ao fogão e forno. O ideal será guardar as panelas com a respetiva tampa encaixada, para que não ande repetidamente à procura delas, ou então apostar num suporte vertical para as tampas.
4. Aproveite todo o espaço disponível
Seja criativo e não deixe nada ao acaso. Para agrupar temperos, fruta ou outros ingredientes utilize caixas ou cestos, como esta fruteira redonda. Para as massas e arroz utilize frascos ou potes de vidro – e porque não dispô-los num carrinho de apoio? Se tem falta de espaço, a arrumação vertical é uma aposta inteligente.
Na separação dos resíduos, por exemplo, opte por baldes empilháveis e concebidos para simplificar a separação de resíduos, como este conjunto de Baldes Ecoponto. Estes baldes contam ainda com um filtro de carbono para neutralizar odores. Assim, torna o processo de reciclagem mais fácil e sem cheiros.
5. Remova tudo o que estiver danificado
Não deixe amontoar pratos, canecas ou copos com fissuras ou lascados. Deite fora tudo o que estiver danificado. Assim, conseguirá uma visão mais clara de tudo o que tem na sua cozinha, ajudando-o na hora de confecionar refeições e até de limpar.
Como organizar um armário de cozinha
Também os armários devem ser funcionais e práticos para que mais facilmente encontre os acessórios de que precisa. Aqui ficam algumas dicas para organizar os armários de cozinha:
- Retire todos os itens dos armários, limpe-os e forre-os com um protetor de gaveta;
- Deixe à mão os acessórios que utiliza com mais frequência;
- Arrume os copos em fila;
- Utilize cestos para organizar ingredientes e caixas herméticas para massas e arroz;
- Coloque os itens menos utilizados nos lugares mais altos ou mais fundos do armário;
- Organize os pratos por categoria (ou tamanho);
- Pendure chávenas e canecas em ganchos.
Conheça a nova Coleção Continente.
Arrumação bancada cozinha: como fazer?
A arrumação da bancada da cozinha é fundamental para conseguir um espaço mais agradável e organizado. A chave para a organização da cozinha é “menos é mais”, e para evitar acumular objetos ou alimentos na bancada é imprescindível contar com os acessórios certos.
Na bancada só precisa de ter o essencial, aquilo que usa em todas as refeições. Organize tudo o resto que tem à vista em cestos, caixas ou armários e a cozinha ficará mais organizada. Por exemplo, este porta talheres é um acessório muito prático para colocar os utensílios mais utilizados na parte mais acessível da bancada.
Armazenar os alimentos de maneira eficiente também facilita a arrumação da cozinha e da bancada. Utilize caixas de vidro e sacos de conservação reutilizáveis com vácuo. Só precisa da bomba de vácuo, que serve tanto para as caixas como para os sacos. Vai ver que além de organizar a cozinha também armazena os alimentos mantendo a sua frescura e preservando as suas qualidades nutricionais.
Para os objetos que utiliza com mais frequência e que deve ter na bancada, como o galheteiro, sal ou temperos, o melhor é colocá-los num tabuleiro para os manter mais organizados. Para outros alimentos como o chá, o café, o pão, o açúcar ou bolachas pode utilizar latas ou frascos, sempre com tampa, para conservar o seu sabor e aroma por mais tempo.
Organização de gaveta: como fazer?
E para ter gavetas sempre arrumadas, o que deve fazer? Siga estas dicas:
- Mantenha os talheres na gaveta superior, pois são os acessórios que se usam com mais frequência;
- Utilize organizadores de talheres e outras divisórias;
- Separe os talheres por categoria;
- Deixe a segunda gaveta para conchas, escumadeiras e colheres de pau;
- Coloque na terceira os guardanapos, panos ou toalhas de mesa;
- Tenha os acessórios mais utilizados na parte mais acessível da gaveta;
- Faça uma limpeza geral às gavetas uma vez por mês, de forma a mantê-las sempre organizadas.
Como fazer a arrumação numa cozinha pequena
Arrumar uma cozinha pequena exige um pouco mais de imaginação e equilíbrio, mas com alguns cuidados, é possível. Aqui ficam algumas dicas para organizar uma cozinha pequena:
- Descarte tudo o que não seja essencial – tenha especial atenção aos ingredientes fora do prazo;
- Utilize prateleiras intermédias dentro dos armários para criar níveis de arrumação;
- Aposte em divisórias e em cestos de arrumação;
- Empilhe os pratos por tamanho – os maiores em baixo e os mais pequenos em cima;
- Instale armários altos;
- Utilize prateleiras e ganchos para criar arrumação nas paredes;
- Retire os alimentos das embalagens originais e aposte em potes de vidro ou de plástico transparente.
Assim, conseguirá rentabilizar melhor o espaço disponível.