Ponha os seus dotes de bartender à prova e experimente as nossas sugestões de cocktails de verão, bebidas refrescantes para celebrar o melhor da vida.
Cocktails de verão: receitas para recriar e brindar
Cocktails de Whisky, Mojito, Caipirinha ou margarita, estes são algumas das misturas mais populares e saborosas de cocktails para beber durante todo o ano. Mas o verão pede algo mais refrescante, com um toque adicional de sabor, frescura e diversão.
Veja estas 9 sugestões de cocktails de verão para a próxima happy hour aí em casa.
1. Cocktails de festa
Estes cocktails para festas são a melhor forma de dar as boas-vindas aos seus convidados. E não precisa de grandes malabarismos! Em apenas 10 minutos e com apenas meia dúzia de ingredientes (literalmente!) consegue o arranque perfeito para qualquer festa. Experimente a nossa receita.
2. Margaritas
As margaridas são um clássico e devem fazer parte de qualquer lista de cocktails de verão. Além da receita original de margaritas, pode dar um toque mais refrescante e divertido a esta bebida e criar, por exemplo, margaritas com gelado de lima, margaritas de frutos vermelhos ou ainda margaritas de vodka com morangos. Quanto mais coloridas e saborosas, melhor!
3. Cocktails de fruta
Os cocktails de fruta unem frescura e sabor num só copo. E o melhor de tudo é que existem em infinitas combinações, desde os cocktails de morango e prosecco aos cocktails de piña colada ou ainda às Clementines, um tipo de cocktail à base de clementinas, ideal para brindar em momentos especiais.
4. Caipirinhas
Perfeitas para os fins de tarde de verão passados com os amigos ou com a família, as caipirinhas são uma ótima opção para adicionar à sua lista de cocktails.
Além da versão original de caipirinha, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo, existem outras opções, tais como:
- Caipiroska de morangos frescos, em que a cachaça dá lugar à vodka e são adicionados morangos para dar cor e mais sabor;
- Caipirão, feito com Licor Beirão;
- Caipirinhas de maracujá, feita com a tradicional cachaça e com o toque da maracujá;
- Caipirinha de limão e romã, refrescante e simples de preparar, leva essencialmente cachaça branca, limão e romã.
5. Gin
O gin é uma bebida refrescante que foi conquistando o seu espaço no paladar dos seus apreciadores em todo o mundo. É presença assídua em bares, restaurantes ou discotecas e agora pode fazer parte da sua lista de cocktails de verão aí em casa.
Gin de fizz de romã, gin tónico de toranja, gin de amoras e morangos, gin tónico com limão e alecrim são apenas alguns exemplos que refletem a versatilidade desta bebida. Experimente.
6. Mocktails
E para quem não bebe álcool, não vai nada, nada, nada? Claro que sim: trazemos-lhe os mocktails. Esta tendência que tem conquistado fãs um pouco por todo o mundo consistem simplesmente em cocktails sem álcool.
Nesta bebida, as bebidas alcoólicas dão lugar a sumos, chá, fruta, café e outras bebidas diferentes. São, por isso, uma excelente alternativa para quem não deseja beber álcool, mas quer viver toda a experiência de um cocktail.
Veja as nossas sugestões de mocktails para saborear o verão.
7. Contemporal Porto Passion
Se procura algo um pouco mais elaborado, experimente esta receita. Vai precisar de 25ml sumo de lima fresco, 1 maracujá, 6 a 8 folhas de hortelã e 50ml Porto White Contemporal.
Coloque o sumo de lima, maracujá, hortelã e 10ml de Porto no copo em que vai servir. De seguida, com a ajuda da colher de bar, misture os ingredientes delicadamente. Coloque o gelo, a restante medida do Porto White, misture novamente e termine com água com gás.
8. Porto Tónico Contemporal
Esta receita é para os fãs de vinho de Porto, e para os que procuram uma bebida refrescante para o verão. Vai precisar de 60ml Porto White Contemporal, hortelã, limão e água tónica.
Coloque o gelo primeiro, de seguida aromatize com hortelã e a casca de limão, e acrescente 60ml de Porto White. Finalize com água tónica e está pronto a servir.
9. Moscatel Orange Contemporal
Há bebida que saiba mais a verão em Portugal do que um moscatel? Vai necessitar de 60ml Douro Moscatel Contemporal, tomilho, 2 raspas de laranja e 3 dash bitter de laranja.
Coloque num mixing glass o gelo, 60 ml Moscatel, 1 raminho de tomilho, os óleos e a casca de laranja assim como o bitter de laranja. Misture bem e verta para o copo final com gelo. Finalize com casca de laranja e raminho de tomilho.
Termos e técnicas de cocktails
Para que possa preparar os seus cocktails de verão como um verdadeiro profissional, damos-lhe a conhecer algumas das técnicas e dos termos mais comuns. Confira.
- Técnica Stir & Strain: diz respeito à mistura do cocktail usando a colher de bar para criar uma mistura leve. Por norma, esta técnica produz um aguamento da bebida que deve ser tido em conta na dosagem dos ingredientes e no resultado gustativo final.
- Técnica Neat: uma das técnicas de cocktail mais simples que consiste em deitar a bebida escolhida diretamente no copo e servi-lo, como é o caso da técnica Build.
- Técnica Build: técnica simples e rápida que consiste na construção do cocktail no copo final usando simples ingredientes amalgamados.
- Técnica Shake & Strain: consiste numa técnica usada para ingredientes de amálgama mais complexos, como frutas, especiarias, etc., que requerem um shaker mais vigoroso para a sua mistura resultar numa textura homogénea e uniforme do cocktail.
- Técnica Dry Shake: esta técnica é mais usada em cocktails que levam natas, clara de ovo ou ingredientes do género, para emulsionar as substâncias e depois, se necessário, fazer um batido com gelo.
- Técnica Muddler: um muddler é um utensílio de bar usado para esmagar ingredientes, como fruta ou ervas, e para extrair o seu sumo, polpa e óleos essenciais.
- Bitter: diz respeito a uma bebida alcoólica que contém extratos de ervas, que fixam o gosto amargo ou agridoce, muito usada para criar cocktails.
Simplifique o processo e multiplique os brindes – mas sempre com moderação.