O que é a produção local e porque é tão importante?
Numa fase em que os recursos naturais da Terra se esgotam cada vez mais rápido, a produção local e o comércio sustentável tornam-se em peças-chave para o Planeta.
Além de aproximar os consumidores finais dos produtores, a produção local promove a alimentação de qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades e economias locais.
Comprar local é pensar global:
- É promover a produção e o consumo sustentáveis
- É trabalhar sobre um sistema de qualidade e segurança que respeita o ambiente
- É valorizar a autenticidade e a frescura dos alimentos
- É respeitar o trabalho dos produtores locais
Entregas Diretas: produtos sempre frescos do produtor até às lojas
O Continente trabalha diariamente em equipa para levar os produtos mais frescos, mais sustentáveis e mais inovadores até si, através de iniciativas que promovem a produção local.
Neste âmbito, surge o projeto “Entregas Diretas”, em 2015, com o objetivo de maximizar a frescura dos legumes nas lojas, nomeadamente os de folha (alfaces, nabiças, couves, etc.). Isto é conseguido através da redução do tempo mínimo entre a colheita até à loja, o que favorece a frescura dos produtos.
Além disso, este projeto promove ainda o produto e o produtor local/regional. Para isso, foi criado um perfil de produtor de Entregas Diretas:
- Atividade: ser produtor em nome individual ou organização de produtores, não devendo ser intermediário na cadeia de valor. Garantir autenticidade.
- Capacidade técnica: Produzir de acordo com as regras do Clube de Produtores Continente garantindo a segurança alimentar.
- Localização: Próximo de lojas que vai abastecer, assegurando a máxima frescura.
- Sazonalidade: Capacidade de abastecimento das lojas nos produtos selecionados durante todo o ano (ou campanha se for produto sazonal).
- Logística: Capacidade de transporte diário e flexibilidade de acordo com as necessidades das lojas.
Saber em que consiste e qual é a importância da produção local é um excelente ponto de partida para contribuir para a economia circular e para a sobrevivência dos negócios de produtores locais e regionais.
O próximo passo é aplicar estes conhecimentos na prática, dando preferência aos produtos locais e nacionais nas próximas idas ao Continente. Mas para isso, é preciso saber identificá-los. Veja como.
1. Verifique a origem dos produtos
As embalagens e as etiquetas reúnem informações muito importantes e que permitem identificar facilmente os produtos locais. Assim sendo, verifique a origem dos produtos. “Made in Portugal” ou “Origem: Portugal” são algumas das formas mais comuns de identificar os produtos nacionais.
No Continente online encontra estas informações na descrição dos produtos.
2. Procure pelo selo Clube de Produtores Continente
O selo Clube de Produtores Continente permite identificar rapidamente produtos provenientes de produtores nacionais. Este selo garante que a produção dos produtos é nacional e que cumpriu com todos os requisitos que suportam o comércio sustentável.
Partilhe este artigo com amigos e familiares para que, em conjunto, seja possível contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável do Planeta.