Os benefícios da alface
Estes são os principais benefícios do consumo de alface.
Manutenção dos ossos e dentes
O potássio apresenta um papel importante na manutenção dos ossos e dos dentes, contribuindo para a saúde dos mesmos.
Ação protetora
O ácido fólico, ou folato, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Saúde cardiovascular
Uma pressão arterial normal contribui para reduzir o risco cardiovascular, e o potássio tem um papel fundamental nesta regulação.
Tipos de alface
Cultivado ao ar livre ou em estufa ao longo de todo o ano e sem exigir grandes cuidados ou tipos de solo muito específicos, este legume tem uma grande diversidade de formas, tamanhos e cores e pode ser dividido em seis grandes grupos:
- Alfaces tipo bola de manteiga
- Batávias
- Romanas
- Grasses ou Latinas
- As de folhas ou de cortar
- As de caule ou alfaces espargo
Breve história da alface
Hortaliça da família das Asteráceas (ou Compostas) - tal como a chicória, a escarola e a alcachofra - a alface (Lactuca sativa) é originária da Europa e da Ásia e conhecida pelo Homem há milhares de anos. Persas, gregos e romanos foram apenas alguns dos povos que a incluíam na sua alimentação, sobretudo como calmante, devido às suas propriedades sedativas.
Hoje em dia, a alface é um dos legumes mais conhecidos e cultivados no mundo, medindo forças com a batata e o tomate. A China e os EUA são os dois maiores produtores mundiais de alface, ficando Portugal pelo 17.º lugar.
As grandes áreas de produção no nosso país concentram-se perto dos grandes centros populacionais do litoral, nomeadamente, na região Oeste, Entre-Douro-e-Minho, Beira Litoral e Algarve.
Como consumir alface
Seja qual for a variedade, a alface é fácil de preparar e combina bem com múltiplos ingredientes – os que a imaginação e o paladar ditarem.
Temperada simplesmente com azeite, vinagre e sal ou com molhos mais elaborados (feitos com iogurte, mostarda, ervas frescas, maionese…), casa bem com frutos frescos ou secos, queijo, massas frias, croutons, frango, atum, peixe fumado e muito mais. E desta forma, de simples salada para acompanhar a refeição pode passar a prato principal.
Mas as sopas, os esparregados, as sanduíches, os sumos e os chás podem contar também com este vegetal no preparo de receitas deliciosas e saudáveis. E não devemos esquecer ainda o seu papel decorativo no embelezamento dos mais variados pratos.
Como escolher e conservar
Para escolher a alface mais fresca, deve apresentar folhas limpas e livres de manchas. Procure pelas folhagens mais crocantes, coloridas e frescas. Deve apresentar-se sem sinais de desidratação, com folhas verdes e sem danos.
Deve conservar a alface na gaveta inferior do frigorífico, durante 3 dias, a uma temperatura de 6ºC.
Conclusão: A alface tem muito que se lhe diga
A alface não serve apenas para saladas, com baixo valor energético, é um hortícola que contribui para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica. Venha escolher a melhor variedade de alfaces numa loja Continente perto de si.