Benefícios do ananás
Os benefícios nutricionais do ananás são tão fascinantes quanto a sua anatomia. Esta delícia tropical contém bromeleína, uma enzima que ajuda na digestão. Fonte de vitamina C e manganês, o consumo de ananás é também uma boa maneira de conseguir um importante aporte de fibra.
A par do sabor deliciosamente refrescante, o ananás apresenta vários benefícios para a saúde.
Melhora a digestão
Uma investigação recente demonstrou que o ananás possui bromelaína, uma enzima que ajuda na quebra das proteínas durante o processo digestivo, promovendo o melhor aproveitamento das mesmas. A bromelaína é também conhecida pela sua intervenção no tratamento anti-inflamatório.
Sistema imunitário e nervoso
A vitamina C presente no ananás contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário, protege as células contra as oxidações indesejáveis e promove o bom funcionamento do sistema nervoso.
Fortalece ossos e tecidos
Pelo teor em manganês e vitamina C, o “rei dos frutos” contribui para a manutenção de ossos normais, formação de tecido conjuntivo e de colagénio, uma proteína importante para o normal funcionamento de vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele e dentes.
Reduz a fadiga e cansaço
O ananás é um excelente aliado na produção de energia. Por um lado, promove o normal metabolismo produtor de energia e, por outro lado, contribui para a redução do cansaço e fadiga.
Membro do grupo das bromeliáceas, o ananás é uma das poucas plantas desta família capaz de produzir frutos comestíveis.
O fruto é, na realidade, composto por muitas bagas individuais que se fundem numa única massa em redor do núcleo central. Cada uma das “escamas” do ananás é uma baga individual.
A fruta é cultivada durante todo o ano, no entanto um ananaseiro produz apenas um ananás em cada dois anos. A doçura do ananás varia consoante a forma de cultivo e a região.
Os tipos de ananás mais comuns são o “Cayenne liso”, “Rainha” e “Espanhol”.
Nas lojas Continente poderá encontrar a melhor seleção de abacaxi Sweet Gold e ananás dos Açores.
Ananás dos Açores
Com mais de 150 anos de história, o Ananás dos Açores é um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel. É conhecido internacionalmente, tendo-se tornado no fruto mais emblemático desta região.
Produzido de forma orgânica e natural, o Ananás dos Açores é uma variedade mais aromática, mais rico em proteínas e vitaminas B6, A, Co, Zn, Fe, Mg e Ácido Fólico e com menos açúcar.
Pormenores científicos à parte, o certo é que o ananás agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato.
Por estes motivos e por ter uma "coroa", é chamado de "rei dos frutos", nome que lhe terá sido atribuído desde que foi descoberto pelos europeus que demandaram às Américas na época dos Descobrimentos.
O ananás é nativo da América do Sul. Supõe-se que é originário da área situada entre o sul do Brasil e o Paraguai e daí terá chegado posteriormente às Caraíbas.
Seria na ilha caribenha de Guadalupe que Cristóvão Colombo viria a descobri-lo em meados do século XV, tendo então trazido este fruto para a Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo.
O fruto não deve apresentar tonalidade castanha e deve estar firme. As folhas devem apresentar-se verdes.
O ananás ou o abacaxi deve ser conservado à temperatura ambiente (cerca de 21ºC.). Depois de aberto, deve conservar o fruto no frigorífico com película aderente, por um período máximo de 5 dias.
Receitas com ananás
Existem várias possibilidades de consumir ananás: ao natural, em sumos, gelados, em tartes ou até em pizzas.
Pode explorar ainda outras formas de introduzir o ananás na sua dieta, nomeadamente em saladas de fruta, iogurte e em pratos agridoce. Sabia que adicionar sumo de ananás à carne, por exemplo, ajuda a torná-la mais macia?
O ananás ou abacaxi é um fruto refrescante, versátil e possui excelentes propriedades nutricionais que são altamente benéficas para a saúde. É, por isso, um ótimo alimento para adicionar à sua alimentação diária, podendo consumi-lo ao natural, em saladas de fruta ou em pratos principais.