Alimentos

Beterraba: cor e saúde

Muito rica em cor, sabor e nutrientes, a beterraba dá um toque de sofisticação a qualquer prato simples. Descubra aqui os benefícios e como enquadrar este hortícola na sua dieta.

benefícios da beterraba

Atualizado a 22/08/2022

Quando foi a última vez que comeu beterraba? Não é um alimento com destaque na cozinha portuguesa, mas é um autêntico baú de benefícios para a saúde.

A cor viva e o sabor característico a “terra doce” fazem a beterraba destacar-se na família dos tubérculos. Um sabor, aliás, que divide muitos corações e palatos. Descubra todos os benefícios e como consumir.

Os benefícios da beterraba

De baixo valor energético e cheia de nutrientes, o consumo de beterraba tem inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios nutricionais:
  • Elevado poder antioxidante: : É fonte de vitamina C, uma vitamina com ação antioxidante.
  • Ação anti-inflamatória: : A vitamina C contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário.
  • Funcionamento intestinal: rica em fibra, a beterraba também ajuda a regular o normal funcionamento dos nossos intestinos.
  • Sistema sanguíneo: a beterraba é rica em ácido fólico, uma vitamina que promove a formação normal do sangue.
  • Excelente bebida pré-treino ou pós-treino: quando consumida, por exemplo em sumo, antes de um treino intenso, a beterraba pode ajuda a melhorar a circulação do sangue e a transportar melhor o oxigénio às células musculares, graças à sua composição nutricional.
  • Xarope caseiro para a tosse e gripe: Há quem diga que num sumo, aliada à cenoura e mel, a beterraba pode ajudar a aliviar os sintomas da tosse e da gripe. Não custa experimentar!
Da beterraba devemos também destacar as suas folhas, que podem e devem ser consumidas, em saladas, sopas ou sandes.

A beterraba tem inúmeros benefícios nutricionais

São ricas em vitaminas e minerais, dos quais podemos destacar ácido fólico e o potássio.

Uma breve história da beterraba

A beterraba teve origem no norte de África, mas hoje é cultivada em diversos pontos do globo e durante todo o ano, o que permite adaptá-la às dietas de cada estação.

Conhecida desde a pré-história, o consumo da beterraba limitou-se durante muito tempo à sua folhagem e terão sido os romanos os primeiros a introduzir as raízes na sua dieta. Hoje trata-se de um vegetal de reconhecido valor nutricional, com grande versatilidade culinária.

Embora o seu consumo em Portugal seja moderado, é na Europa de Leste e do Norte que toma um papel mais prominente. Na Letónia, por exemplo, é protagonista de uma sopa fria com kefir, a aukstā zupa. Na Ucrânia, destaca-se numa sopa rica de carne e vegetais, a borscht.

Como consumir beterraba 

A forma mais saudável de consumir beterraba é crua. Basta descascar a pele (caso não seja biológica) e ralá-la ou fatiá-la em pedaços pequenos. Pode também adicioná-la a batidos com outros legumes ou frutas. Desta forma, aproveita todos os benefícios da beterraba.

Quando assada no forno, a beterraba torna-se mais doce e mole, podendo ser utilizada em assados de legumes e em cremes como o pesto ou o húmus. Naturalmente, poderá utilizar a beterraba em sopas, desde que se recorde que a sopa ficará com um tom rosado, mesmo que a beterraba não seja o principal ingrediente. Pode também ser grelhada ou cozida.

Uma dica final: ao escolher a beterraba, prefira aquelas que apresentem uma casca sem fendas e sem sinais de desidratação.

O que torna a beterraba tão especial?

Vitamina C e folatos, e minerais como o potássio e ferro. É uma longa lista de nutrientes que nos fazem bem.

Alie isto à disponibilidade desta raiz o ano todo e à versatilidade do seu consumo, e temos de colocar a beterraba num lugar de destaque na nossa dieta. Venha ao Continente e descubra uma vasta seleção de beterraba à sua espera.