Conheça os benefícios da carne de cabrito para a saúde, o seu valor nutricional e as melhores receitas para o confecionar.
Os benefícios do cabrito
Devido ao seu valor nutricional, o consumo de cabrito tem vários benefícios para a saúde. É fonte de potássio, fósforo, riboflavina e vitamina B6. É ainda rico em zinco, niacina e vitamina B12.
Controlo de peso
A carne de cabrito é classificada como carne vermelha, à semelhança das carnes de porco e de vaca. No entanto, apresenta menor valor energético e um menor teor de lípidos (incluindo ácidos gordos saturados e colesterol) comparativamente com a carne de porco e de vaca. Assim, esta é uma boa opção para quem pretende levar uma alimentação equilibrada.
Manutenção da massa muscular
A carne de cabrito é uma boa fonte de proteína de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos essenciais. O seu elevado teor em proteína contribui para o crescimento e manutenção da massa muscular.
Saúde do coração, dos ossos e dentes
Esta carne é fonte de potássio, fósforo e é rica em zinco, que por sua vez são importantes para a saúde cardiovascular, para o normal funcionamento do organismo e para a manutenção dos ossos e dentes.
Redução do cansaço e da fadiga
As vitaminas do complexo B, presentes na carne de cabrito, contribuem para a produção de energia no organismo. A vitamina B12, por exemplo,ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.
Esta vitamina é ainda essencial ao sistema nervoso, pois contribui para a manutenção da integridade das células nervosas e possui um papel essencial na formação das células sanguíneas.
O consumo de cabrito tem crescido por todo o mundo nos últimos anos, algo que se percebe tendo em conta o seu valor nutricional e sabor distinto.
Valor nutricional do cabrito
Os valores nutricionais por 100 g de cabrito (peito cru) são os seguintes:
- 116 kcal;
- 20,5 g de proteína;
- 3,8 g de gordura;
- 1,2 g de gorduras saturadas;
- 1,7 g de gorduras monoinsaturadas;
- 57 mg colesterol.
Breve história do cabrito
Há muito que o cabrito é apreciado pelos amantes da boa cozinha. A referência mais antiga no nosso país encontra-se no Livro de Cozinha da Infanta D. Maria, mas a história da sua preparação e degustação começa muito antes.
Apício, gastrónomo romano do século I d.C. referia-se a esta carne em algumas receitas do seu célebre livro de cozinha intitulado De Re Coquinaria. No século XIII, o jurista, poeta e gastrónomo murciano Ibn Razin al-Tugibi, conhecido pela autoria de um receituário da cozinha andaluza, também guardou espaço na sua obra para receitas tendo o cabrito como principal ingrediente.
Entre nós, embora consumido ao longo de todo o ano em maior ou menor quantidade, é na Páscoa que se torna no prato de eleição de grande parte dos portugueses, sobretudo o famoso cabrito assado no forno. Na génese desta tradição estarão motivos religiosos: o cabrito representa sacrifício e é incorporado nesta data em comemoração da Última Ceia de Cristo durante a qual este alimento terá sido servido.
Receitas de cabrito e como preparar
De sabor suave, textura macia e muito saborosa e tenra, a carne de cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação.
O cabrito assado no forno é uma das receitas mais famosas e um clássico imprescindível nas épocas festivas, que pode ser acompanhado de batatinhas assadas, mas não há motivos para ficar por aí. O ensopado de cabrito, por exemplo, é uma especialidade muito apreciada no Alentejo e que fica bem em qualquer mesa. O cabrito guisado com pão frito é um prato simples e aromático.
O cabrito pode também ser frito ou grelhado e há quem diga que esta última é a melhor forma de aproveitar o seu sabor. Em Portugal existe uma forma de cozinhar esta carne que se destaca de todas as outras pela originalidade: trata-se do cabrito estonado. Esta designação deve-se à forma de preparação que torna a pele estaladiça, e a carne mais suculenta e saborosa.
Pode, ainda, preparar costeletas de cabrito com crocante de migas verdes ou então uma deliciosa goulash de cabrito com puré de batata.
O cabrito é uma excelente carne para assar, mas tenha em atenção o tipo de gordura utilizada. Aconselhamos o azeite, em quantidades moderadas em vez de outras opções, como os óleos e a banha. Também deve retirar sempre a gordura visível da carne antes da confeção, temperar e deixar a marinar de véspera para que a carne obtenha um sabor mais apurado utilizando vinho, cebola, alho, ervas aromáticas e especiarias a gosto.
Encontre a melhor oferta de cabrito numa loja perto de si ou no Continente Online.
Como encomendar cabrito assado
Para os clientes que não possam ou não queiram despender tempo a cozinhar cabrito, o Take-Away da Cozinha Continente prepara tudo por si, desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos. Assim, só terá de se preocupar em escolher um bom vinho para um brinde em família.