Os benefícios da cebola
A cebola é um alimento transversal a regiões, culturas e tempos. Dependendo da variedade, pode apresentar um sabor ácido, picante e até doce. Conheça os seus benefícios.
Controlo de peso
A cebola apresenta um alto teor em fibra, podendo ajudar a promover a saciedade sem aportar muitas calorias à refeição, uma vez que tem um valor energético reduzido.
Apesar das quantidades de vitaminas e minerais não serem expressáveis, pode-se destacar o seu teor em vitamina C, folato, crómio, magnésio e fósforo.
Saúde intestinal
A cebola é rica em fibra, um nutriente importante para promover a saúde intestinal e o bom funcionamento do intestino. A fibra também contribui para um maior controlo dos níveis e açúcar no sangue.
Baixo valor energético
A cebola tem um valor calórico baixo, o que a torna muito interessante em planos de perda de peso ou quando o objetivo é manter o peso. É constituída em grande parte por água.
Fortalecimento do sistema imunitário
Este hortícola é rico em vitamina C, uma vitamina com ação antioxidante que previne gripes e contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário.
Anti-envelhecimento
É rica em antioxidantes, que protegem as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Tipos de cebola
São 5 os tipos de cebola mais comuns e que podem ser usados na confeção de diferentes pratos.
Cebola branca
De sabor moderadamente picante, normalmente consome-se crua ou em molhos.Cebola doce
Com um teor de ácido pirúvico muito baixo comparativamente a uma cebola normal, esta cebola tem um sabor suave. Ideal para consumir crua em saladas ou para caramelizar.
Cebola roxa
Ajuda a colorir os pratos e a sua polpa suculenta é ideal para fazer compotas e chutneys.
Chalota
É uma cebola mais pequena e com um sabor muito mais suave. É excelente para confecionar molhos cremosos e delicados assim como para adicionar nos seus assados.
Cebola amarela
É o tipo de cebola mais comum devido à sua grande versatilidade culinária. Este é o tipo de cebola mais produzida em todo o mundo.
Cebola nova
Colhida entre março e junho, é comercializada ainda “verde”, daí ser conhecida por cebola nova. Com mais suculência e de sabor mais suave e tenro, é ideal para saladas.
A cebola nova é um dos produtos abrangidos pelo programa IVA Zero.
Curiosidades sobre a cebola
Fique a saber mais sobre a cebola com estes factos curiosos:
- Sabia que dependendo da variedade, a cebola pode apresentar sabor ácido, picante e até doce?
- O corte da cebola leva à formação de uma substância denominada óxido de tiopropionaldeído. Esta substância é a responsável pelo efeito lacrimejante da cebola. Contudo, se efetuar o corte da cebola sob água fria corrente verá que a ação deste composto é reduzida.
- A cebola, tal como o alho, é um bolbo e pensa-se que teve origem na Ásia há mais de cinco mil anos.
Receitas com cebola
Versátil, delicada e saborosa, a cebola pode ser a estrela de inúmeros pratos:
- Cebola caramelizada – para acompanhar hambúrgueres ou outra refeição, a cebola caramelizada dá um toque doce e extravagante a qualquer prato;
- Cebola salteada – nesta receita consegue manter o sabor original da cebola e dar um novo brilho a uma salada, hambúrguer, ou hotdog. Veja como fazer, com a ajuda do chef Kiko;
- Pickles de cebola roxa – para quem adora sabores ácidos, esta receita de pickles de cebola roxa vai bem com qualquer prato ou até mesmo como aperitivo;
- Sopa de cebola – com esta receita de sopa de cebola vai certamente aquecer a alma e o corpo nos dias mais frios.
Ralada, às rodelas, picada ou em meias-luas, a cebola realça o sabor de todos os pratos, até dos mais doces.
Os benefícios da cebola fazem deste um alimento muito importante na alimentação diária. Seca ou congelada, encontre no Continente as melhores cebolas para tornar os seus cozinhados ainda mais saborosos.