Os benefícios do mirtilo
A fama dos mirtilos deve-se ao facto de serem ricos em compostos antioxidantes e em fibra. São fonte de vitamina C e k e para além de todos essas qualidades a nível nutricional, tem ainda um baixo valor calórico – apenas 57 calorias por 100 gramas.
Estas são as principais vantagens para a saúde do consumo regular de mirtilos.
Ação antioxidante
Os mirtilos são fonte de manganês e antocianinas, micronutrientes que contribuem para a proteção das células do organismo contra oxidações indesejáveis.
Controlo de hemorragias
O mirtilo é uma fonte de vitamina K, que contribui para uma normal coagulação do sangue.
Ossos e tecidos
Pelo teor em manganês e vitamina K, os mirtilos poderão contribuir para a manutenção dos ossos e formação de tecido conjuntivo.
Produção de energia
Pela sua composição nutricional, este fruto auxilia o organismo ao nível do metabolismo e de produção de energia.
O mirtilo ainda pode ajudar a regular o intestino, devido ao seu teor em fibra.
Como consumir mirtilos
Há muitas formas de consumir mirtilos. Pode utilizá-los na preparação de batidos, sobremesas, sumos, compotas ou adicioná-los ao iogurte e ainda saboreá-los ao natural.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 400g de hortofrutícolas, o que corresponde a 5 porções (idealmente 2 de frutas e 3 de hortícolas) destes alimentos. Uma porção de mirtilos corresponde em média a 148 gramas.
Escolha mirtilos que se apresentam sem sinais de desidratação e ainda com pruína (cera esbranquiçada na pele). Guarde-os na gaveta inferior do frigorífico por até 7 dias.
Mirtilos, mais do que sabor
Estas bagas de cor roxo-escuro têm vindo a tornar-se cada vez mais populares devido à sua riqueza nutricional. O mirtilo, além de delicioso, é um fruto com inúmeros benefícios. Não deixe de o incluir na sua dieta para usufruir deles. Descubra no Continente Online ou numa das nossas lojas.