Nutrição

Especiarias: toque único e delicioso

As especiarias atribuem aroma e sabor aos cozinhados. Conheça a breve história e todas as características associadas a estes ingredientes indispensáveis na cozinha.

Atualizado a 25/08/2022

As especiarias contribuem para o caráter de qualquer prato, atribuindo-lhe sabores únicos. Descubra porque as deve incluir nos cozinhados.

Os benefícios das especiarias

A palavra especiaria vem do latim species, que significa plantas especiais, consideradas assim pelo seu poder aromático ou curativo.

Para além de aromatizarem e atribuírem um sabor especial aos pratos, as especiarias também apresentam propriedades muito positivas para a saúde: têm um papel muito importante na diminuição do sal adicionado às receitas, graças ao seu sabor intenso.

Mas cada especiaria tem as suas próprias características e aporta diferentes benefícios para a saúde.

Tipos de especiarias

Descubra as especiarias uma lista de especiarias ideais para os seus pratos no dia-a-dia.

Açafrão

Feito a partir de uma flor, o açafrão é a especiaria mais cara do mundo, com origem na Índia. O açafrão em fios é mais raro, mas é muito melhor do que o moído. Muito apreciado pela sua cor e tempero, usa-se na preparação de pratos como a típica paella espanhola, a francesa bouillabaisse, o risoto italiano alla milanese e vários pratos árabes de arroz.

Apresenta um bom teor de fibra e é rico em vitamina B6 e riboflavina. Também é um excelente fornecedor de potássio, fósforo e ferro, que contribuem para o bom funcionamento do organismo

Anis-Estrelado

Planta nativa da China e do Japão, possui um sabor adocicado, mas algo picante. É muito comum na confeção de pratos chineses clássicos, nomeadamente, para condimentar carne de porco e pato. É também muito usado em doces, geleias, sobremesa e sobretudo com fruta em calda. Há quem diga que ajuda a aliviar a tosse e a melhorar a digestão.

Canela

É talvez uma das mais antigas especiarias, é rica em fibra, vitamina C, cálcio, ferro, contribuindo para a proteção celular contra oxidações e para o bom funcionamento do organismo e sistema imunitário.

Para além disso, alguns estudos indicam que pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue. Utiliza-se na confeção de doces, bolos, compotas, sumos de fruta, vinho quente, chá e mel, bem como no arroz-doce.

Cardamomo

O cardamomo pertence à mesma família do gengibre, tendo um sabor e aroma semelhantes. É usado em pratos indianos, tanto salgados como doces. Alguns estudos parecem indicar que o seu teor em compostos antioxidantes, como os flavonoides, podem ajudar no funcionamento do sistema imunitário. Também há quem acredite que esta especiaria tem componentes com propriedades relaxantes.

Cominhos

Com origem mediterrânica, esta é uma planta muito antiga, que foi utilizada por várias civilizações. Hoje, é muito popular na culinária da Índia, México e Médio Oriente. Os cominhos são ricos em diversas vitaminas e minerais, como o zinco, potássio, ferro, magnésio e fósforo, bons para a memória, para a digestão e para a pele.

Cravinho

Também conhecido como cravo-da-índia, é ligeiramente picante e adocicado. Confere um aroma apimentado a pratos de carne e peixe, bem como a caça e alimentos fumados. Os cominhos são ricos em vitamina C, uma vitamina com propriedades antioxidantes.

Noz-moscada

Indispensável no puré de batata, a noz-moscada pode ser utilizada para temperar sopas, legumes, molhos, pratos de carne e peixe e ainda em sobremesas. A noz moscada é rica em fibra e por ser rica em fósforo e fonte de potássio, o seu consumo é benéfico para a saúde dos músculos e para a saúde óssea.

Pimenta preta

Originária das florestas equatoriais da Índia, a pimenta preta tem uma utilização variada, em molhos, sopas, marinadas, em carnes, peixes. Ajuda a tornar os pratos mais saborosos e picantes e é uma especiaria rica em fibra e em alguns micronutrientes bons para a sua saúde.

Pimentão-doce

Tradicionalmente utilizado em carnes de cabrito e porco assadas, grelhadas ou fritas, vitela assada e molho de escabeche, esta especiaria tem um agradável sabor e confere aos seus cozinhados uma cor avermelhada.

Sabia que existem 30 variedades de pimentões, dos suaves aos picantes, dos de crescimento espontâneos aos cultivados?

Pimenta rosa

Uma especiaria nativa do Brasil, funciona como ingrediente em grelhados de carne, pratos com queijos e sobremesas com chocolate preto e branco e é fonte de fibra e importantes minerais.

Como consumir especiarias

As especiarias perdem rapidamente aroma, pelo que convém comprar pequenas quantidades e guardá-las em recipientes herméticos. Deve guardar as especiarias num local seco, arejado e longe da luz natural.

Dê preferência a especiarias em grão e não em pó, de modo a poder moê-las na altura da sua utilização.

Antes de usar uma especiaria, cheire-a: se estiver com aroma apagado, significa que está velha e é melhor descartá-la do que tentar usá-la.

O que é que as especiarias têm?

As especiarias são um excelente ingrediente a introduzir na dieta alimentar. As suas propriedades fisiológicas vão desde o fortalecimento do sistema imunitário até ao efeito benéfico no sistema digestivo. E são um tempero delicioso. Encontre uma vasta oferta no Continente.