Os benefícios dos espinafres
Estes são os principais benefícios do consumo regular de espinafres.
Ação antioxidante
Os espinafres são ricos em vitaminas A,C, K e ácido fólico e são fonte de vitamina E e importantes minerais, nomeadamente ferro, potássio, magnésio e manganês. Estes nutrientes trazem benefícios para o sistema imunitário e para a saúde.
Saúde ocular
Para além disso, a vitamina A, presente em grande quantidade no espinafre, contribui para a manutenção de uma visão normal.
Gravidez
O ácido fólico (folatos), tão importante para o bem-estar do feto na gravidez e
também para o sangue, é outro dos principais argumentos deste alimento.
Saúde muscular
Por terem um conteúdo considerável em fósforo e magnésio, o consumo de espinafres poderá contribui para a manutenção da massa muscular. Foi esta associação a uma força quase sobre humana que catapultou os espinafres para o centro das atenções há várias décadas, pela mão de um dos meus aguerridos fãs: Popeye!
Breve história de espinafres
O espinafre é uma erva rasteira de origem asiática ou neozelandesa, da família das quenopodiáceas como a beterraba, com folhas de um verde intenso mas escuro, com forma entre o ovalado e o triangular.
O consumo de espinafres é especialmente recomendado para quem quer melhorar as suas escolhas alimentares
As suas origens são remotas, pois terão sido introduzidos na Europa no século XI por povos muçulmanos aquando da sua expansão para o ocidente. No entanto, só mais tarde é que o seu cultivo foi disseminado. Primeiro, surgiram vindos de Espanha, aquando das Cruzadas, e depois da Holanda, Inglaterra e França.
Corriam as três últimas décadas do século XIX quando um erro de cálculo ou uma vírgula mal colocada catapultou o espinafre para o estrelato como um dos alimentos com maior riqueza em ferro.
A verdade só terá sido reposta sessenta anos depois, mas a crença perdurou, talvez impulsionada pelas histórias animadas do famoso marinheiro Popeye na televisão, nos anos 30. Esta figura, criada em 1929, via a sua força muscular aumentar exponencialmente sempre que ingeria uma lata desta hortaliça, vencendo assim mesmo o mais feroz dos seus inimigos. Este facto levou a um aumento do consumo de espinafres nos Estados Unidos na ordem dos 30%, especialmente entre as crianças.
Derrubado o mito, não se pense, contudo, que o espinafre passou de rei a parente pobre. Muito pelo contrário. O espinafre continua a ser o protagonista, não de séries de TV, mas de pratos e receitas originais e surpreendentes.
Hoje o seu cultivo difunde-se um pouco por todo o mundo, com a China a encabeçar a lista de países produtores, na qual Portugal se encontra.
Como consumir espinafres
Preferencialmente, devem ser consumidos crus, sob a forma de saladas, em wraps ou ao vapor e o mais rapidamente possível após a compra, pois são sensíveis à cozedura e à conservação, perdendo por estes motivos e com rapidez muitos dos seus nutrientes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 3 a 5 porções destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de espinafres corresponde em média a 100g.
Para ajudar o organismo a aproveitar a quantidade de ferro que as suas folhas verde-escuras oferecem, os especialistas recomendam consumi-los conjuntamente com outros alimentos ricos em vitamina C tais como o tomate, a laranja, o limão, entre outros.
Inclua os espinafres na rotina
O Espinafre é considerado um dos alimentos mais funcionais à nossa disposição. É uma hortaliça de folhas verdes escuras providas de um importante valor nutritivo. Tem um sabor suave, ligeiramente amargo mas bastante agradável e é muito versátil. Se é desportista ou pretende melhorar sua alimentação, este alimento é especialmente recomendado. Visite o nosso site ou uma das lojas Continente para encontrar esta hortaliça com propriedades surpreendentes.