O que são frutos vermelhos?
Os frutos vermelhos, também conhecidos como frutos silvestres ou frutos do bosque, são um grupo de frutos pertencentes às famílias Rosaceae (morango, framboesa, amora) e Ericaceae (mirtilo e arando). A este grupo podem juntar-se ainda as bagas de goji, as cerejas, a groselha, o açaí e outras espécies.
Como o nome indica, os frutos que pertencem a este grupo são na sua maioria vermelhos, devido à presenta de antocianina (pigmento vegetal), mas também, roxos e azulados.
A origem da maioria dos frutos vermelhos que se podem encontrar no Continente são do Algarve, Alentejo Litoral e Norte do País. Todos eles são colhidos no ponto ótimo de maturação para chegarem às lojas no ponto ótimo de consumo.
Os frutos vermelhos são conhecidos pela sua riqueza nutricional e pelo seu teor em compostos antioxidantes, que contribuem para a proteção celular e para a saúde da pele, ajudando a prevenir o seu envelhecimento precoce. Mas não é só. Conheça os principais benefícios destes alimentos.
Propriedades antioxidantes
Os compostos antioxidantes presentes nos frutos vermelhos, têm a capacidade de combater os radicais livres nocivos para a saúde. Isto significa que os antioxidantes têm a capacidade de contribuir para a proteção das células contra agressões do dia-a-dia, como o tabaco, a poluição e a exposição solar.
Dentro do grupo, os mirtilos, os arandos, a groselha e acerola são os mais antioxidantes. No caso dos mirtilos, estes parecem apresentar uma capacidade antioxidante 3 vezes superior à dos morangos e das framboesas.
Saúde da pele, dos olhos e da boca
A elevada quantidade de Vitaminas C, ácido fólico e manganês nos frutos vermelhos contribuem para o normal funcionamento dos vasos sanguíneos e para saúde da pele. A par disso, estes micronutrientes também ajudam a manter o bom funcionamento do metabolismo e organismo.
Prevenção de doenças e alergias
O morango e a groselha, por exemplo, contêm uma elevada quantidade de vitamina C, o que por sua vez, é benéfica para a prevenção de alguns tipos de cancro.
Também a vitamina C e o ácido fólico presentes nestes frutos, ajudam a manter o normal funcionamento do sistema imunitário, que é importante para evitar e combater gripes e infeções.
Já a presença de compostos fenólicos e fibra nestes alimentos promovem a manutenção dos níveis de glicose no sangue e a melhoria da sensibilidade à insulina, ajudando na prevenção de doenças como a diabetes.
Saúde cardiovascular
Devido ao seu valor nutricional e à sua riqueza em compostos bioativos, os frutos vermelhos promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular, fundamental para proteger os vasos sanguíneos e prevenir doenças cardiovasculares.
Tipos de frutos vermelhos
Como referimos, os frutos vermelhos são um grupo composto por vários frutos das famílias Rosaceae e Ericaceae e outros alimentos, nomeadamente:
- Morango
- Cereja
- Framboesa
- Acerola
- Groselha
- Arando
- Bagas de goji
- Açaí
- Mangostão
- Amora
- Mirtilos
Por vezes, as amoras e as framboesas são confundidas entre si, mas uma característica que as distingue é o facto de a amora não ter um centro oco, ao contrário da framboesa.
Como escolher e conservar
Os frutos vermelhos estão à sua disposição de forma natural ou congelados.
Deve escolher os frutos mais coloridos e com aspeto são. Se a ideia for usar estes frutos em batidos ou para fazer puré, opte pelos mais maduros já que estão mais moles e facilitam o processo de trituração.
Para os conservar, são necessários alguns cuidados, visto que os frutos vermelhos são mais delicados e exigem cuidados adicionais para terem um tempo de vida longo.
À exceção das framboesas (por serem extremamente delicadas), passe os frutos vermelhos por água com pouca pressão e deixe-os de “molho” por alguns minutos. Depois, retire-os da água, seque-os muito bem com a ajuda de papel de cozinha e coloque-os num recipiente no frigorífico. Com esta dica, os frutos vão manter-se frescos por muito mais tempo.
Dada a sua versatilidade, os frutos vermelhos podem ser consumidos das mais variadas formas. Ao natural, combinados com iogurtes ou outros alimentos, em purés, batidos ou doces… as hipóteses são imensas.
Aqui ficam algumas receitas com frutos vermelhos para que se possa inspirar e deliciar:
- Geleia de frutos vermelhos: para adoçar o seu pequeno-almoço ou snack, seja no pão, com aveia ou em panquecas.
- Gelado de frutos silvestres: uma sobremesa leve e refrescante, com compostos antioxidantes tão benéficos para a saúde.
- Margarita de frutos vermelhos: uma ótima opção para preparar para um jantar de amigos em casa.
- Panacota de frutos do bosque: esta panacota de frutos vermelhos é excelente para finalizar uma refeição com uma nota de frescura e sabor adocicado.
- Queijinhos no forno com frutos vermelhos e mel: se procura uma entrada irresistível e repleta de sabor, experimente camembert no forno com frutos vermelhos e mel.
- Sangria de frutos silvestres: a sangria de frutos vermelhos e hortelã combina um sabor doce, ácido e refrescante numa bebida só.
- Pavlova com lemon crud e frutos vermelhos: junte às suas receitas de pavlova esta sugestão deliciosa e simples de fazer. Esta pavlova com lemon curd e frutos vermelhos vai ficar deslumbrante na sua mesa.
- Panquecas com chocolate quente e frutos vermelhos: para os mais gulosos, aqui fica a nossa sugestão de panquecas regadas com chocolate quente. O topping de frutos vermelhos combina na perfeição.
Veja outras receitas com frutos vermelhos.