O que é a groselha?
Apesar de ser muito conhecida pelo seu xarope, a grande maioria das pessoas não sabe que a groselha é, na verdade, um fruto vermelho muito semelhante à uva. Tem um sabor ligeiramente mais ácido e, do ponto de vista nutricional, é classificada como uma baga, assim como o açaí, o mirtilo, a framboesa, a amora e as bagas goji.
A groselha é típica de regiões temperadas da Europa e do Norte dos Estados Unidos. O maior produtor mundial é a Indonésia, seguido pelas Filipinas e pelo Brasil. Em Portugal, as culturas da groselha têm vindo a crescer substancialmente nos últimos anos sendo, por isso, considerada uma cultura emergente.
No que diz respeito à colheita de groselha na Europa, este fruto é típico dos meses de junho e agosto, conforme a variedade, chegando às lojas a tempo de adocicar e refrescar os seus apreciadores nos meses de calor.
Esta fruta nasce da groselheira, uma planta arbustiva que possui espinhos e que pode superar os 5 metros de altura. A groselha gosta de invernos rigorosos e verões húmidos para crescer bem.
Groselha: benefícios que vale a pena conhecer
Além de muito saborosa, a groselha fornece vitaminas e minerais que têm benefícios para a saúde, sendo que estes benefícios podem variar consoante a variedade.
As groselhas vermelhas são a variedade com menos calorias e com o maior aporte de vitamina K. Sabia que a groselha tem mais vitamina C do que a laranja? Já as groselhas pretas destacam-se pelo seu teor em polifenóis e vitamina C, importantes para a proteção das células contra a oxidação celular.
No geral, entre os principais benefícios do consumo desta baga destacamos os seguintes:
- Rica em vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunitário;
- Fornece vitaminas e minerais que contribuem para o normal funcionamento do metabolismo produtor de energia;
- A sua fibra ajuda a manter o bom funcionamento intestinal;
- É uma boa fonte de antocianinas, que contribuem para prevenir os sinais de envelhecimento, inflamações e doenças neurológicas;
- Frutas de cor vermelha, como a groselha, apresentam substâncias benéficas para a saúde, fitoquímicos, como o ácido elágico e os flavonoides, que são responsáveis pela tonalidade destas frutas e estão associados à prevenção do cancro da próstata, do trato urinário e da redução do riso de doenças cardiovasculares;
- Possui poucas calorias, podendo ser uma aliada num plano de perda de peso.
A groselha pode ser encontrada em 3 variedades distintas: a groselha vermelha (o tipo de groselha mais popular), preta e branca.
Groselha vermelha
Devido ao seu sabor mais ácido e amargo, a groselha vermelha é muito utilizada para a confeção de doces, compotas, bolos, sobremesas, sumos e até para bebidas alcoólicas.
Groselha preta
A groselha preta, ou groselha negra, é uma variedade robusta, de amadurecimento semi-precoce, que se reproduz em grandes cachos de frutos altamente aromáticos. O sabor da groselha preta é ligeiramente azedo e agridoce, sendo ideal na preparação de sobremesas, compotas, geleias e xaropes.
Groselha branca
A groselha branca é ligeiramente menos ácida do que as restantes variedades. Trata-se de uma variedade precoce, muito vigorosa e deliciosa, que produz frutos suculentos, translúcidos e perfumados.
Depois de escolhida, a groselha não deve ficar à temperatura ambiente pois é um fruto que se estraga fácil e rapidamente. Em apenas 2 dias pode apodrecer.
O ideal é guardar a groselha fresca no frigorífico, num recipiente hermético ou num saco de plástico fechado. Desta forma, a groselha consegue aguentar até 6 dias sem se estragar.
Garanta apenas que não coloca o fruto perto de cebolas, vegetais ou outras frutas que possuam um cheiro mais forte, pois a groselha absorve o aroma dos mesmos.
Groselha: receitas que deve experimentar
Como referimos, a groselha é uma fruta muito versátil e que conjuga facilmente com outros alimentos, dando assim origem a deliciosos pratos salgados ou doces.
Pode fazer compotas, bolos e sobremesas, como um delicioso doce de frutos vermelhos.
Também pode usar groselhas para criar sumos ou até mesmo bebidas alcoólicas, como uma margarita de frutos vermelhos, ou um cocktail.
Pode, ainda, criar pratos quentes, decorar umas entradas natalícias com groselhas, ou mesmo uma coroa de Natal de chocolate e pistácio.
Delicie-se com este fruto vermelho e dê asas à imaginação para incluir a groselha na sua alimentação. Nas lojas Continente pode encontrar groselha vermelha.