Alimentos

Benefícios do kefir: o que é e para que serve?

Descubra o que é kefir e quais os seus benefícios para a saúde. Conheça ainda algumas receitas para o seu dia a dia.
Kefir: o que é?

Atualizado a 01/02/2024

O kefir é um alimento probiótico muito saboroso, versátil e nutricionalmente rico. Descubra quais os principais benefícios para a saúde e como o introduzir numa alimentação saudável e equilibrada.

Kefir: o que é?

O kefir é um alimento cremoso e com um ligeiro sabor amargo, que resulta da fermentação do leite ou da água. Um dos alimentos que apresenta uma quantidade mais elevada de probióticos é o iogurte.

No entanto, vários estudos vêm confirmar que para quem é intolerante à lactose e se vê impossibilitado de consumir produtos lácteos, como os iogurtes, o kefir pode ser uma boa alternativa. Alguns estudos referem que, de uma forma geral, é bem tolerado por pessoas com este tipo de intolerância alimentar.

Origem do kefir


O kefir é originário do Cáucaso, região da Europa Oriental e da Ásia, que se situa entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. A palavra "kefir" deriva do turco "keyif", que significa "sentir-se bem" após consumir esse alimento.

Acredita-se que  tenha sido descoberto acidentalmente pelos habitantes das montanhas do Cáucaso, que usavam bolsas de couro cheias de leite de cabra ou de vaca para transportar alimentos. Os seus grãos, uma combinação de bactérias ácido-lácticas e leveduras, terão sido formados nessas bolsas de couro.

Ao longo dos séculos, o conhecimento sobre o kefir foi transmitido de geração em geração, e por diferentes regiões do mundo. Hoje em dia, é produzido em muitas partes do globo e é conhecido pelos seus benefícios para a saúde, devido à presença e bactérias que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal.
Tipos de kefir

Existem dois tipos principais: kefir de leite e de água, sendo também possível encontrar kefir em grão. Saiba quais são as diferenças.

Kefir de leite


Como o nome sugere, o kefir de leite resulta da fermentação obtida através da adição do leite (de vaca, cabra, ovelha ou bebidas vegetais – coco, arroz, amêndoa, etc.) aos grãos de kefir. Depois, o leite fermentado é coado para separar os grãos, que voltam a ser adicionados a mais leite fresco, repetindo-se o processo.

O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido de imediato ou armazenado no congelador ou no frigorífico para ser consumido noutra altura.

Kefir de água


O kefir de água é obtido de forma semelhante à do leite. A principal diferença é que, em vez de se usar leite, usa-se água de coco ou mineral e açúcar.

O processo começa com a adição de açúcar mascavado e grãos de kefir à água. Esta mistura deve ser mantida num recipiente fechado, num local escuro e à temperatura ambiente, para fermentar por um período de 24 a 72 horas.

Depois de fermentados, os grãos são coados e reutilizados numa próxima fermentação. Quanto mais tempo fermentar, mais doce fica a bebida.

Grãos de kefir


Os grãos de kefir são responsáveis por fermentar o leite ou outros líquidos, transformando-os em bebidas ricas em probióticos. São um gelatinoso de bactérias, leveduras, polissacarídeos e proteínas, semelhantes a pequenos grãos de couve-flor ou pedaços de gelatina. Denominam-se “grãos”, não por serem grãos de cereais, como trigo ou arroz, mas devido à sua aparência granulada.

O processo de preparação do kefir em casa envolve paciência e observação, num ambiente estável e limpo, mas a recompensa não desilude. Poderá preparar em casa uma bebida única e personalizada para toda a família.
Benefícios do kefir

Devido à sua composição nutricional, está associado a vários benefícios, nomeadamente:

Saúde intestinal


O kefir tem uma elevada quantidade de probióticos. De facto, alguns estudos indicam pode ter um poder probiótico superior ao iogurte porque pode apresentar maior variedade ou quantidade de bactérias benéficas.

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos numa determinada quantidade, melhoram o funcionamento intestinal e têm benefícios comprovados para o equilíbrio das bactérias intestinais. Assim, é um bom aliado para a prevenção de algumas doenças gastrointestinais, como úlceras, síndrome de intestino irritável ou Crohn.

Saúde óssea


O kefir é uma fonte significativa de cálcio, mineral que protege a saúde dos ossos e o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

Além disso, fornece ainda vitaminas importantes para a saúde óssea, tais como a vitamina D.

Sistema imunitário


Por ser um alimento probiótico, pode ajudar a manter o bom funcionamento do sistema imunitário e contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal. A bactéria Lactobacillus Kefiri presente no kefir, por exemplo, é capaz de impedir o crescimento de outras bactérias patogénicas como a Salmonella e a E.coli.

Kefir tem lactose?


Sim, o kefir tem lactose, mas num teor bastante baixo. Isto porque as bactérias e leveduras presentes nos grãos ajudam a fermentar a lactose, convertendo-a em ácido lático, álcool e dióxido de carbono.

Isto significa que muitas pessoas com intolerância à lactose podem tolerar o kefir, especialmente quando fermentado durante um período mais longo. No entanto, a quantidade residual de lactose pode variar dependendo do tempo de fermentação e de outros fatores.

Se tem intolerância à lactose e está a pensar em provar kefir, é recomendável começar com pequenas quantidades e observar como o seu corpo reage. Além disso, a sua produção caseira permite maior controlo sobre o tempo de fermentação, possibilitando a redução adicional da lactose. No entanto, deve consultar o seu médico antes de o incluir na sua alimentação.
Kefir: onde comprar?

Além de poder criar o seu próprio kefir em casa, pode também comprar  já preparado e pronto a beber ou a comer.

Encontra várias opções para consumir kefir no Continente, nomeadamente leite de kefir, iogurtes, iogurtes líquidos de kefir e o novo kefir natural da marca Continente Equilíbrio.

Novo Kefir Natural Continente Equilíbrio

O novo kefir natural do Continente Equilíbrio, disponível em embalagens de 480 g, é uma ótima fonte natural de cálcio, apresenta um baixo teor de gordura e sem adição de açúcares.

Por ser um alimento probiótico muito versátil, é fácil incluir  na alimentação, nomeadamente ao pequeno-almoço ou ao lanche. Assim, pode usufruir de todos os seus benefícios: equilíbrio das bactérias intestinais, reforço do sistema imunitário e da saúde óssea, entre outros.

Experimente já o novo kefir natural da marca Continente Equilíbrio

Como consumir kefir

Se fizer o seu próprio kefir em casa, pode consumir o leite ou a água obtida no processo de fermentação ao natural ou em sumos naturais ou chás. E, claro, pode preparar deliciosas receitas.

Combina facilmente com diversos alimentos para criar receitas doces e salgadas. Pode criar versões mais saudáveis de vários pratos substituindo o leite pelo kefir, como neste Mac and Cheese. Também pode fazer o seu próprio gelado de kefir, e também substituir o leite por kefir na preparação da massa das panquecas ou crepes. Em alternativa, surpreenda os convidados com uma deliciosa panna cotta com kefir ou com estes donuts com recheio de capuccino.

Além de kefir, saiba ainda como preparar Kombucha e outras bebidas fermentadas.