Origem da melancia
Citrullus lanatus, este é o nome científico da melancia. Da mesma família do pepino, da abóbora e do melão, esta fruta é originária de África. Presume-se, mais especificamente, que tenha tido origem no deserto de Kalahari.
O primeiro registo de melancias tem cerca de 5 000 anos, no Antigo Egito. Aqui, eram colocadas nos túmulos dos reis. A bordo de navios mercantes, chegaram a países ao longo do Mediterrâneo, e à China por volta do século X. No século XIII, foram introduzidas na Europa e depois conquistaram a América, na época dos Descobrimentos.
Quais os principais benefícios da melancia?
Ação antioxidante
O licopeno presente na melancia tem uma função antioxidante. Contribui para a proteção das células contra oxidações indesejáveis. A cor vermelha deste fruto deve-se precisamente à presença de licopeno, ao ácido elágico e aos flavonóides.
Sistema imunitário
A melancia é uma boa fonte de vitamina C. Esta vitamina é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário.
Hidratante
Composta por mais de 90% de água, é o fruto ideal para hidratar o organismo enquanto se delicia.
Quantas calorias tem a melancia?
A melancia tem um baixo valor energético: apenas 26 calorias por 100 gramas. É ainda rica em fibra e contém apenas 6% de açúcar. Esta composição faz da melancia uma excelente alternativa quando apetece uma sobremesa fresca no verão.
Tipos de melancia
Existem vários tipos de melancia, cada um com as suas particularidades, tamanho, forma e até sabor. Estes são os mais comuns.
Melancia quadrada
Este tipo de melancia foi criado há cerca de 30 anos no Japão, para resolver um problema de falta de espaço para armazenar este fruto. Para obter esta forma, crescem em caixas de vidro, pois assim adotam naturalmente o formato quadrado. Apesar de perderem o sabor doce, são populares como itens decorativos e podem ser conservadas até um ano e meio.
Melancia branca
Esta variedade é bastante rara. O seu tamanho é reduzido, e pesa entre 1,5 kg a 3,5 kg. Tem um formato entre redondo a oval e extremidades arredondadas. A casca é fina, lisa e firme, com uma base verde-clara. A polpa varia de marfim a branca, e tem muitas sementes pretas no seu interior. É muito suculenta, com um sabor fresco leve e doce.
Melancia preta sem sementes
A melancia preta sem sementes possui um formato redondo e um peso que pode atingir os 15 kg. A casca é lisa e lustrosa. A polpa é firme e carnuda, de um vermelho intenso. Apesar do nome, pode ter algumas sementes, dependendo das condições climáticas.
Melancia riscada sem sementes
A melancia riscada sem sementes distingue-se da preta no formato, que é ovalado, e na casca, que é verde-escura com nervuras de um verde mais claro. A polpa é vermelha, firme e doce no paladar. À semelhança da melancia preta, também pode ter pontualmente algumas sementes.
Melancia riscada alongada com sementes
A melancia riscada alongada com sementes tem um formato alongado. A polpa é macia, muito doce e sumarenta, ótima para saborear em dias mais quentes.
Melancia amarela
Tem um formato redondo e é ligeiramente mais pequena que as anteriores, podendo atingir um tamanho entre 25 e 60 cm. Tem a casca verde-clara, lisa e lustrosa, com veios verdes-escuros. A polpa é crocante e contém poucas sementes.
Mini melancia
No tamanho ideal para ser saboreada de uma só vez, este fruto adocicado não possui sementes. Tem uma polpa firme e doce.
Todas as melancias à venda no Continente são colhidas no ponto exato de maturação, graças ao corte feito por pessoas experientes no campo.
Como consumir melancias
Apresenta-se como uma fruta muito versátil. Pode ser usada em sumos, compotas, gelados, saladas, molhos e até em sopas frias.
Na hora da escolha, a melancia deve ser pesada. Compare dois frutos do mesmo tamanho e opte pelo que apresentar maior peso. É um fruto que tem de ser colhido maduro, uma vez que a sua qualidade não melhora após a colheita. Verifique se a mancha da casca que esteve em contacto direto com o solo, a “cama”, está amarela.
Na hora de conservar, se ainda não tiver sido aberta, pode deixar em temperatura ambiente. Depois de aberta, é necessário colocá-la no frigorífico, de preferência envolvida em película aderente, onde se pode manter até 7 dias.
Receitas com melancia
Este fruto é excelente ao natural, mas também pode ser usada em combinações culinárias saborosas. Estas são algumas sugestões:
- Sopa fria de melancia. Um prato perfeito para refrescar nos dias mais quentes do ano. A facilidade com que se prepara e a explosão de sabores vão conquistar o seu paladar.
- Sumo de melancia, hortelã e limão. Para combater o calor, nada melhor do que um sumo de melancia natural. Além de delicioso e rápido de fazer, é rico em vitaminas e minerais.
- Salada de melancia com queijo feta. Para uma refeição mais leve e saudável, as saladas são sempre uma excelente opção. Esta é deliciosa.
O que é que a melancia tem?
Fruto da terra típico de verão, é saboroso e muito hidratante, que pode encontrar nas lojas Continente. Em qualquer das variedades, vai encontrar sempre um fruto doce e sumarento, ideal para refrescar.
As melancias mais saborosas estão no Continente
Este fruto típico do verão é saboroso, muito hidratante, doce e sumarento. Nas lojas Continente encontra melancias com certificação Resíduo Zero, livre de pesticidas. Faça-nos uma visita ou encontre as melancias mais saborosas em Continente Online.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.