Saiba como escolher e conservar este peixe e explore ainda algumas das nossas receitas de bacalhau.
No momento da compra, certifique-se que o bacalhau tem uma cor de palha, está seco e limpo e não apresenta nenhuma parte visivelmente húmida e descolorida. Preste especial atenção à descoloração preta ou vermelha.
Deve também ser rijo e firme.
- Se o adquirir inteiro, agarrá-lo pela parte mais larga e verificar se permanece reto, sem que o rabo descaia.
- Se optar por comprar bacalhau congelado, certifique-se que este se encontra com a rigidez normal para um produto congelado e sem alterações de cor.
Como conservar bacalhau
Antes de demolhar
O bacalhau seco pode ser guardado à temperatura ambiente, mas o ideal é conservar no frigorífico até ao momento da demolha. Por isso, conserve sempre o bacalhau no frigorífico, mesmo o que compre salgado ou seco.
Estes são os passos para uma demolha perfeita.
Depois de demolhar
O bacalhau demolhado pode ser congelado depois de se secarem as postas com um pano limpo, apertando-as levemente para retirar o excesso de água. Guarde as postas individualmente num recipiente fechado e congele.
Bacalhau congelado
O bacalhau congelado já se encontra demolhado e pronto a consumir. Deve mantê-lo no congelador até ao dia da confeção, devendo descongelá-lo dentro de um recipiente, no frigorífico, durante umas quatro horas.
O bacalhau é um peixe multifacetado e apresenta diversas aplicações culinárias, desde cozido a frito, passando pelo assado, quer no forno, quer na brasa.
Pode ser consumido em posta ou desfiado, como no famoso Bacalhau à Brás. Nas nossas lojas, aconselhe-se com os nossos especialistas sobre os tipos de bacalhau e os cortes mais indicados para cada prato.
Receitas de bacalhau
Estes cortes dão origem a postas de espessuras diferentes e todas elas podem ser aproveitadas:
- Lombos. Por norma, este é o corte mais suculento do bacalhau e que lasca mais facilmente. É utilizado em pratos típicos como o bacalhau assado, cozido ou grelhado, Bacalhau à Lagareiro ou Bacalhau com broa. Na noite de consoada, privilegie os lombos do bacalhau.
- Postas médias ou finas. Este corte é ideal para pratos de bacalhau frito, cozido ou desfiado, como o Bacalhau de cebolada, Caldeiradas ou Bacalhau com natas.
- Abas ou badanas. Se fizer pataniscas de bacalhau, utilize as abas na confeção da receita. Este corte é ideal para fritar em cebolada, cozer ou desfiar.
- Rabos. Utilize esta peça para dar mais sabor aos acompanhamentos. Aproveite a água da cozedura para fazer arroz, massas ou sopas.